
Dividido em duas partes — “A morte” e “A vida” —, o livro chama o leitor a refletir sobre a finitude a partir de uma narrativa empática. “A morte é natural”, diz Natália. “Todo ser vivo morrerá um dia, por isso, temê-la talvez não seja o melhor caminho, mas tratá-la como uma amiga, que chegará em certo momento.”
Inspirado na vivência da autora com o câncer da mãe, o livro marca também uma virada em sua carreira literária. “Sete centímetros é o livro mais pessoal que escrevi até o momento e também representa uma abertura de portas na minha carreira. Estou adentrando um novo estilo literário, novo gênero e, com isso, pude ver o quanto amadureci na escrita”, afirma.
A obra acompanha Marcia, seu filho Natanael e sua mãe Amélia, mostrando como o cotidiano da família é atravessado pela notícia do câncer. A relação entre mãe e filho ganha força ao longo do tratamento, com Natanael se tornando uma figura central para a protagonista. Com toques de realismo mágico, a morte é personificada como uma personagem que guia Marcia por uma jornada paradoxal de celebração da vida. “Acredito que essa seja uma maneira poética de tornar mais palpáveis as coisas que não temos como explicar”, comenta Natália.
Natália Marques é formada em Comunicação Social com habilitação em Cinema pela FAAP, atuando como roteirista e preparadora de texto. Já publicou os romances Os ares de Luisa e Matérias do coração, também pela Editora Flyve. Entre suas influências, estão autores como José Saramago, Virginia Woolf, Jorge Amado, Isabel Allende e Aline Bei — além de diretores como David Fincher e Julie Taymor.
“Mesmo tratando de temas pesados, como a morte e o câncer, eu o faço de maneira tranquila, como uma conversa entre pessoas próximas”, explica a autora, cuja escrita é guiada por empatia e por uma rotina disciplinada de criação.
SERVIÇO
Lançamento em São Paulo do livro Sete Centímetros (Flyve), de Natália Marques
Data: 8 de julho, terça-feira
Horário: 18h às 21h
Local: Livraria Martins Fontes Paulista (Avenida Paulista, 509 — São Paulo / SP)
Com sessão de autógrafos