
A cerimônia de premiação será realizada durante a 27ª MMPM, em Mainz, na Alemanha, cidade onde Johannes Gutenberg lançou a impressão tipográfica no século XV, marco que desencadeou a difusão massiva do livro impresso. A feira ocorre entre 30 de maio e 1º de junho. A editora Cecilia Arbolave viajará para representar a Lote 42 no evento.
A escolha da Lote 42 é histórica porque, pela primeira vez, o prêmio é entregue a uma editora sediada na América Latina. Conduzida por João Varella, convidado do Podcast PublishNews desta semana, e Cecilia Arbolave desde 2012, a Lote 42 dedica-se a projetos editoriais inovadores, com ênfase em experimentação gráfica. Atualmente, seu catálogo tem 55 livros.
A cada dois anos, o prêmio reconhece duas editoras que perpetuam o espírito inovador de Stomps pela qualidade editorial e engajamento pessoal. “A proposta editorial da Lote 42 reflete um compromisso corajoso e imprescindível com a arte gráfica e a produção de livros independentes”, disse o júri do prêmio.
A MMPM foi idealizada nos anos 1960 pelo editor e tipógrafo Victor Otto Stomps — referência histórica na publicação de literatura de vanguarda.
Além da produção de livros, a editora também realiza eventos culturais, como a Feira Miolo(s), na Biblioteca Mário de Andrade, e mantém as livrarias Banca Tatuí e Livraria Gráfica, além da escola de publicação Sala Tatuí, todas sediadas em Santa Cecília, bairro da região central da cidade de São Paulo.